A praça é o povo : intenção, projeto e multidão na arquitetura de Fábio Moura Penteado

Author

Giroto, Ivo Renato

Director

Llorente Díaz, Marta

Codirector

Villac, Maria Isabel

Date of defense

2014-05-27

Legal Deposit

B 19927-2014

Pages

467 p.



Department/Institute

Universitat Politècnica de Catalunya. Departament de Composició Arquitectònica

Abstract

A presente tese analisa a obra do arquiteto paulista Fábio Penteado sob um eixo analítico predefinido, estruturado ao redor do conceito de multidão – ente s ocial que o arquiteto frequentemente evocava ao explicar a razão de sua produção arquitetônica -, de forma a verificar se, e em que termos, seu pensamento projetual se relaciona com a multidão. Fábio Moura Penteado (1929-2011) foi um arquiteto ativamente atuante no cenário arquitetônico brasileiro, tanto pela qualidade de seus projetos como pela importante atuação política junto às entidades representativas da profissão. A extensão de sua vida o colocou como testemunha ocular de muitas das intensas transformações experimentadas pelo Brasil e pelo mundo ao longo do século XX, especialmente a partir do início de sua atuação profissional, a partir de meados dos anos 1950, quando o processo de expansão urbana brasileiro passa a ocorrer de maneira intensa e descontrolada, de forma especialmente aguda na cidade de São Paulo, lugar a partir do qual se desenvolve sua obra. Metodologicamente, o trabalho é organizado a partir do cruzamento de conceitos sociológicos e filosóficos referentes a um argumento externado pelo arquiteto – a multidão - com as obras por ele projetadas e, através desse mecanismo analítico, tece considerações acerca da interação entre intencionalidade e obra produzida. Foram identificados cinco pontos chave, relacionados à intencionalidade do arquiteto e que estão presentes na obra de forma geral, evidenciando-se com maior ou menor intensidade e clareza de acordo com as exigências e peculiaridades próprias a cada projeto. A partir do exposto, procura-se identificar nas obras as estratégias conceituais que definem as características ambientais e formais, a fim de estimular o comportamento humano correspondente às intenções do arquiteto. A tese detecta e busca correspondências entre tais intencionalidades e estratégias conceituais de estruturação arquitetônica, a partir do que estabelece cinco pares de conceitos estruturadores para a análise da obra de Penteado, a saber: a diversidade humana – de interesses e classes sociais – que seus projetos buscam representar valendo-se da multifuncionalidade e da polivalência espacial; a convivência e a troca interpessoal como forma de fortalecer o espírito coletivo e comunitário, através da integração da arquitetura, tanto desta com a cidade quanto no que tange à espacialidade interna; a criação de acesso fácil e desimpedido das pessoas aos serviços e equipamentos urbanos, como meio de afirmação de sua cidadania, através da supressão de obstáculos físicos e psicológicos, onde as analogias cotidianas são utilizadas de forma a gerar uma psicoesfera de espontaneidade que encoraja a apropriação; o estímulo à participação popular nos espaços públicos e instâncias políticas, por meio da representatividade contida nas formas e espaços da arquitetura; a busca por criar vínculos de identificação que institua a cidade como obra humana coletiva através da expressividade da forma arquitetônica, cuja presença se pretende icônica na paisagem e no imaginário popular. Com base nos estudos e análises realizadas, a tese considera que a multidão pode ser interpretada como o centro da pesquisa arquitetônica de Penteado, amparada na conceituação sociológico-filosófica, que a define como conjunto de individualidades. Na arquitetura de Fabio Penteado a busca pelo espaço da multidão é, na realidade, a própria preocupação do arquiteto por revalorizar a convivência comunitária, perdida com o advento da grande cidade. O entendimento de que, tal como a cidade se converte em metrópole, a comunidade assume a dimensão multitudinária, possibilita o projeto de uma arquitetura que procura responder a essa nova escala a partir da vivência cotidiana de seus habitantes


La tesis analiza la obra del arquitecto Fábio Penteado bajo un eje analítico predefinido, estructurado alrededor del concepto de multitud – ente social que el arquitecto frecuentemente evocaba al explicar la razón de su producción arquitectónica -, de forma a verificar si, y en qué términos, su pensamiento proyectual se relaciona con la multitud. Fábio Moura Penteado (1929-2011) fue un arquitecto activamente actuante en el escenario arquitectónico brasileño, tanto por la calidad de sus proyectos cuanto por la importante actuación política junto a las entidades representativas de la profesión. La extensión de su vida le hizo testigo ocular de muchas de las intensas transformaciones experimentadas por Brasil y por el mundo a lo largo del siglo XX, especialmente a partir del inicio de su actuación profesional, a partir de mediados de los años 1950, cuando el proceso de expansión urbana brasileño pasa a ocurrir de manera intensa y descontrolada, de forma especialmente aguda en la ciudad de Sao Paulo, lugar a partir de donde se desarrolla su obra. Metodológicamente, el trabajo está organizado a partir del cruce de conceptos sociológicos y filosóficos referentes a un argumento externado por el arquitecto - la multitud – con las obras por el proyectadas y, a través de este mecanismo analítico, teje consideraciones acerca de la interacción entre intencionalidad y obra producida. Fueron identificados cinco puntos clave, relacionados a la intencionalidad del arquitecto y que están presentes en la obra de forma general, evidenciándose con mayor o menor intensidad y claridad de acuerdo con las exigencias y peculiaridades propias a cada proyecto. A partir del expuesto, se ha buscado identificar en las obras las estrategias conceptuales que definen las características ambientales y formales, con la finalidad de estimular el comportamiento humano correspondiente a las intenciones del arquitecto. La tesis detecta y busca correspondencias entre intencionalidades y estrategias conceptuales de estructuración arquitectónica, a partir de lo cual establece cinco pares de conceptos estructuradores para el análisis de la obra de Penteado, cuáles sean: la diversidad humana – de interes es y clas es s ociales – que sus proyectos buscan representar valiéndose de la multifuncionalidad y de la polivalencia espacial; la convivencia y el trueque interpersonal como forma de fortalecer el espíritu colectivo y comunitario, a través de de la integración de la arquitectura, tanto de esta con la ciudad cuanto en lo tangente a la espacialidad interna; la creación de acceso fácil y libre de las personas a los servicios y equipamientos urbanos, como medio de afirmación de su ciudadanía, a través de la supresión de obstáculos físicos y psicológicos, dónde las analogías cotidianas son utilizadas de forma a generar una psicoesfera de espontaneidad que encoraja la apropiación; el estímulo a la participación popular en los espacios públicos e instancias políticas, por medio de la representatividad contenida en las formas y espacios de la arquitectura; la búsqueda por crear vínculos de identificación que instituya la ciudad como obra humana colectiva a través de la expresividad de la forma arquitectónica, cuya presencia se pretende icónica en el paisaje y en el imaginario popular. Finalmente, la tesis considera que la multitud puede ser interpretada como el centro de la pesquisa arquitectónica de Penteado, amparada en la conceptuación sociológico-filosófica, que la define como conjunto de individualidades. En la arquitectura de Penteado la búsqueda por el espacio de la multitud es, en realidad, la propia preocupación del arquitecto por revalorizar la convivencia comunitaria, perdida con el adviento de la gran ciudad. El entendimiento de que, tal como la ciudad se convierte en metrópolis, la comunidad asume la dimensión multitudinaria, posibilita el proyecto de una arquitectura que procura responder a esa nueva escala a partir de la vivencia cotidiana de sus habitantes


The present thesis analyzes the work of the architect Fabio Penteado under a predefined analytic guidance, structured around the concept of multitude -social being which the architect frequently evocated to explain the reason of his design concerns- in order to assure whether and on what terms, his architectural production establishes relationships with the multitude. Fábio Moura Penteado (1929-2011) was an actively architect operating in Brazilian architectural scene, for the quality of their projects and because his importance for political action with representative professional entities. The extent of his life placed him as an eyewitness to many of the sweeping changes experienced by Brazil and the world throughout the twentieth century, especially in the beginning of his professional practice, initiated in the mid-1950s, when Brazilian urban expansion process started to occur in a intense and uncontrolled way, most acutely in the city of São Paulo, the place from which he developed his work. Methodologically, the wok is structured by the intersection of philosophical and sociological concepts related to an argument given by the architect - the multitude - with his works and, through this analytical engine, make considerations about the interaction between intentionality and produced work. Were identified five key areas related to the architect’s intentionality that are present in the work in general, showing up with greater or lesser intensity and clarity in accordance with the requirements and specifics characteristics to each project. From the foregoing, were sought to identify in the works the conceptual strategies that define the environmental and formal characteristics, in order to stimulate human behavior corresponding to the intentions of the architect. The thesis detects and search correspondences between intentions and conceptual strategies of architectural structure, establishing five pairs of structural concepts to the analys is of Penteado’s work, that are: human diversity -of interests and social classes- that their projects seek to represent by multifunctional and multipurpose spaces; coexistence and interpersonal exchange as a way to strength collective and community spirit through architectural integration, in the city and in the internal spatiality; creating easy and free access for the people to services and urban equipments, as a way to affirm their citizenship, by removing physical and psychological obstacles, where everyday analogies are used in order to generate a spontaneity psychosphere that encourages ownership; encouraging popular participation in public spaces and political institutions, through representative forms and spaces of the architecture; an attempt to create identification links with the city as collective human work through the expressiveness of architectural form, whose presence intend to be iconic in the landscape and popular imaginary. Based on the studies and analyses hat have been done, the thesis considers that the multitude can be interpreted as the center of Penteado’s architectural survey, based on sociological and philosophical conceptualization, which defines it as a set of individuals. In Fábio Pentado’s architecture the search for a space to the multitude is actually the very concern of the architect for rebuilding the community life, lost with the advent of the big city. The understanding that, as the city becomes a metropolis, the community assumes the multitude dimension, enables the design of an architecture that seeks to respond to this new scale from the daily life of its inhabitants.

Subjects

72 - Architecture; 93 - History. Auxiliary sciences of history. Local History

Documents

TIRG1de1.pdf

13.93Mb

TIRG2de2 .pdf

14.29Mb

 

Rights

L'accés als continguts d'aquesta tesi queda condicionat a l'acceptació de les condicions d'ús establertes per la següent llicència Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/es/
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