Ilustração. Imagem da Modernidade em Portugal = Ilustración. Imagen de la modernidad en Portugal

dc.contributor
Universitat de Barcelona. Facultat de Belles Arts
dc.contributor.author
Pinto Henriques, Luís Nuno
dc.date.accessioned
2015-07-17T11:24:36Z
dc.date.available
2015-07-17T11:24:36Z
dc.date.issued
2015-07-07
dc.identifier.uri
http://hdl.handle.net/10803/299802
dc.description.abstract
Este trabalho investiga a relação entre a imagem ilustrada e a experiência da modernidade. Nas margens da arte da gravura e de uma nova matriz industrial, a imagem ilustrada torna visível um espectro social abrangente e participa na formação de novos sujeitos da política e da esfera pública. É também uma forma atravessada por impulsos contraditórios — pelo humor e pelo pendor científico; pela visão atomizada e pela produção de séries que procuram recodificar a sociedade. A investigação de imagens recreativas e instrutivas, retratos fisiológicos e carica­turas, publicadas sobretudo na imprensa ilustrada do século XIX, internacional e portuguesa, permite entender melhor as representações políticas que emergem com a dissolução da ideia de soberania do Antigo Regime.
por
dc.description.abstract
This paper investigates the relationship between the illustrated image and the experience of mo­dernity. In the cross-line between an industrial matrix and the art of engraving, illustration gives visibility to a comprehensive social spectrum and participates in the formation of new subjects of politics and the public sphere. It is also a media touched by contradictory impulses — humor and scientific bias; atomized vision and production of series, aiming to recode society. The investigation of recreational and instructional images, physiological portraits and caricatures, published mainly in the illustrated press of the nineteenth century (in Portugal and abroad), will allow a better understanding of the political representations that emerge with the dissolution of the Ancient Regime’s idea of sovereignty .
eng
dc.description.abstract
Este trabajo investiga la relación entre la imagen ilustrada y la experiencia de la modernidad. En los márgenes del arte del grabado y de una nueva matriz de producción industrial, la imagen ilustrada dota de visibilidad a un espectro social amplio y participa en la formación de nuevos sujetos de la política y de la esfera pública. Es también una forma atravesada por impulsos contradictorios: el humor y una cierta inclinación científica, una visión atomizada y la producción de series que buscan recodificar la sociedad. La investigación de imágenes recreativas e instructivas, retratos fisiológicos y caricaturas, publicadas sobre todo en la prensa ilustrada del siglo XIX, internacional y portuguesa, permite entender mejor las representaciones políticas que emergen con la disolución de la idea de soberanía del Antiguo Régimen.
spa
dc.format.extent
336 p.
dc.format.mimetype
application/pdf
dc.language.iso
por
dc.publisher
Universitat de Barcelona
dc.rights.license
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dc.rights.uri
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/es/
*
dc.source
TDX (Tesis Doctorals en Xarxa)
dc.subject
Portugal
dc.subject
Premsa gràfica
dc.subject
Prensa gráfica
dc.subject
Pictorial journalism
dc.subject
Humorisme gràfic
dc.subject
Humorismo gráfico
dc.subject
Pictorial wit and humor
dc.subject
Modernitat
dc.subject
Modernidad
dc.subject
Modernity
dc.subject.other
Ciències Humanes i Socials
dc.title
Ilustração. Imagem da Modernidade em Portugal = Ilustración. Imagen de la modernidad en Portugal
dc.type
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.subject.udc
74
cat
dc.contributor.director
Vives, Rosa, 1949-
dc.contributor.director
Da Cunha Leal, Joana
dc.contributor.tutor
Cabezas Gelabert, Lino
dc.embargo.terms
cap
dc.rights.accessLevel
info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.identifier.dl
B 20323-2015


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