Universitat Autònoma de Barcelona. Departament Mitjans, Comunicació i Cultura
Essa tese tem como objetivo investigar em que medida as características do ecossistema midiático da internet influenciam a crítica jornalística de cinema presente na rede de modo a interferir no formato reconhecido pelo gênero jornalístico de opinião e consolidado no âmbito do jornalismo impresso. Nesse sentido, utilizam-se aqui, como conceitos-chave para discutir a transformação do formato a perspectiva do dispositivo; assim como a teoria dos gêneros jornalísticos, o percurso histórico da crítica jornalística e as características delineadoras do ecossistema midiático contemporâneo. A partir desses referenciais, implementamos um desenho metodológico que nos possibilitou verificar, na prática, as interferências geradas no formato através da análise de conteúdo. Deste modo, reconhecemos a crítica jornalística de cinema na internet como um processo de comunicação com recursos de linguagens e de participação social próprios da internet. Consideramos que existe um processamento da crítica no trânsito das lógicas comunicativas. Tal processamento envolve, por exemplo, a incorporação da linguagem hipertextual, os recursos audiovisuais, as infinitas possibilidades abertas pela participação. A escolha por reconhecer e tratar a crítica como um dispositivo em transformação responde à perspectiva de que a crítica jornalística de cinema na internet tem outras dimensões além de ter o modo de funcionamento alterado.
This thesis aims to investigate how the characteristics of media ecosystem of Internet influence journalistic film criticism in the network. In this way, we used some key concepts to discuss the transformation of the format, like: the perspective of the device, the theory of journalistic genres, the historical course of journalistic criticism and the characteristics of contemporary media ecosystem. Starting with these references, we implemented a design methodology that enabled us to verify, in practice, the interference generated on the format. Thus, we recognize the critical journalistic film on the internet as a communication process with language features and social participation own by the network. We believe that there is a process of critical traffic communicative logics. Such processing involves, for example, the incorporation of hypertext language, audiovisual resources and the endless possibilities opened up by participation. The choice by recognizing and treating criticism as a device in transformation approach responds to that criticism journalistic film on the internet have other dimensions as well as having the operating mode changed.
critica cinema digital; Efectos internet; Transformación del crítico
316 – Sociology. Communication
Ciències Socials
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