Universitat de Barcelona. Departament d'Antropologia Social
A cozinha dos terreiros de Candomblé da região metropolitana de Recife vem passando por uma transformação no modo de desenvolver e apresentar a alimentação das festas públicas dentro dos espaços sagrados do culto. Esta alimentação descaracterizada de elementos da cozinha dos orixás no ajeum das festas passou a ser vista pelos próprios integrantes da religião do Candomblé como um momento de disputa entre os terreiros pela apresentação de uma alimentação farta, opulenta e até luxuosa. De forma que a alimentação do ajeum das festas dos terreiros passou a ser um instrumento de avaliação para as festas das casas de Candomblé, onde quanto mais diversificada e diferenciada fosse a alimentação, maior seria o prestígio do terreiro frente a comunidade do Candomblé local. Nesta disputa por apresentar uma cozinha que se diferenciasse das demais cozinhas de terreiro, os candomblés de Recife passam a substituir as formas de fazer da antiga cozinha dos orixás por novas técnicas da gastronomia contemporânea e até empresas especializadas em desenvolver a alimentação das festas dos terreiros são criadas, como as empresas de buffets para as festas das casas de Candomblé. A transformação da alimentação no ajeum das festas dos terreiros ganhou impulso a partir do momento que os integrantes do culto dos orixás começaram a participar de cursos de qualificação em cozinha e gastronomia. Após passarem pelos referidos cursos os adeptos do culto incrementaram ainda mais a alimentação das festas dos terreiros e abriram os próprios buffets. A comida dos orixás que perde espaço nas festividades dentro dos terreiros passa a ganhar espaço em ambientes como a rua, bares, restaurantes e eventos públicos ou privados. Num movimento contrário ao que acontece na alimentação das festas dos terreiros, a comida dos orixás ganha status de identidade cultural negra e passa a ser símbolo da resistência na luta por mais igualdade étnica e tolerância com o Candomblé. As comidas prediletas dos orixás passam a ser motivo de eventos culturais e mostras gastronômicas, com a intenção de mostrar ao público o que é a cultura do Candomblé através da cozinha. Os eventos de apresentação da dieta dos orixás ao público levaram os terreiros de Candomblé a desenvolverem algumas festas comemorativas de orixá também na rua e tendo a distribuição de comidas típicas do orixá festejado na ocasião como característica destes eventos. Junto com a peculiaridades dos eventos de rua da cozinha dos terreiros, os bares e restaurantes da região passam a oferecer nos seus cardápios algumas comidas de orixá e dessa forma as pessoas passaram a conhecer e degustar com mais facilidade estas iguarias. A aproximação das pessoas de fora do Candomblé com as comidas dos orixás fez a região de Recife, que contava com apenas um restaurante de comidas de orixá, experimentar a abertura de vários estabelecimentos gastronômicos como bares e restaurantes nos últimos 10 anos. Estes ambientes de alimentação colocaram a cozinha do terreiro de Candomblé como temática principal do cardápio, apresentando os pratos típicos dos orixás ou criando novos pratos a partir deles.
The cuisine of Candomblé terreiros in the region of Recife has undergone a transformation in the way of developing and presenting the food for public festivals within the sacred spaces of worship. This uncharacterized feeding of elements from the orixás' kitchen at the party hall came to be seen by the members of the Candomblé religion as a moment of dispute among the terreiros for the presentation of a rich, opulent and even luxurious food. So that the food provided by the ajeum of the parties at the terreiros became an assessment tool for the parties at the Candomblé houses, where the more diversified and differentiated the food, the greater the prestige of the terreiro before the local Candomblé community. In a movement contrary to what happens in the feeding of the parties of the terreiros, the food of the orixás gains status as a black cultural identity and becomes a symbol of resistance in the struggle for more ethnic equality and tolerance with Candomblé. The favorite foods of the orixás become the subject of cultural events and gastronomic shows, with the intention of showing the public what Candomblé culture is through the kitchen. The events of presenting the orixás' diet to the public led Candomblé's terreiros to develop some orixá commemorative parties also on the street and having the distribution of typical orixá foods celebrated on the occasion as a characteristic of these events. Along with the peculiarities of the street events in the kitchen of the terreiros, the bars and restaurants of the region start to offer in their menus some orixá foods and in this way people started to know and taste these delicacies more easily. The approach of people outside Candomblé with the food of the orixás made the region of Recife, which had only one restaurant of orixá food, to experience the opening of several gastronomic establishments such as bars and restaurants in the last years. These eating environments placed the Candomblé terreiro kitchen as the main theme of the menu, presenting the typical dishes of the orixás or creating new dishes from them.
Cuina brasilera; Cocina brasileña; Brazilian cookery; Gastronomia; Gastronomía; Gastronomy; Candomblé; Antropologia de l'alimentació; Antropología de la alimentación; Nutritional anthropology
572 - Antropología
Ciències Humanes i Socials